Coisas

Nunca fui de ter coisas só por ter

Regiane Folter
2 min readNov 5, 2024

Gosto das coisas que nos transmitem alegria no presente ou nostalgia do passado. Gosto de olhar pra algo e me sentir feliz por ter isso ao alcance da mão. Nem mais, nem menos.

Por isso, no escritório que montamos aqui em casa para trabalhar (e onde passamos uma boa parte do nosso tempo), coloquei algo pra guardar pequenos objetos-recordações e poder olhar pra eles sempre que quiser.

Se trata de uma estrutura de metal branca, bem leve, que penduramos na parede do meu lado lado esquerdo com a ajuda de dois preguinhos. Nas suas linhas metálicas, fui pondo com a ajuda de mini pregadores diferentes papeis, fotos, cartas, postais, e por aí vai. Misturei fotografias antigas com mais recentes, ilustrações, textos, uma carta de amor, uma carta de tarot, enfim… Uma composição desordenada e maravilhosa que reúne pedaços de amores que me acompanham e momentos de felicidade.

A pobre lousa está carregadíssima de coisas! Quando tiver que adicionar um item mais à mistura, terei que repensar bem a posição de cada objeto pra não tapar nada. Cada memória que escolhi para me acompanhar nessa obra de arte tem seu significado e não quero desmerecer nenhuma.

Olho para o lado esquerdo e sorrio observando a mescla de cores, texturas, fontes, estilos. Me identifico nessa bagunça, uma colcha de retalhos de lembranças, uma linha do tempo. Me vejo bebê numa foto com meu pai e logo um pouquinho maior com mamãe. Meu rosto infantil me sorri com uma esperança de que a vida será maravilhosa e o que esse quadro mostra é que realmente foi. Realmente é.

Relembro meus dias de faculdade, a formatura do meu irmão. Meu casamento. O casamento de uma grande amiga. Uma viagem. Um aniversário. Tantos momentos de beleza e amor.

Olho pro lado esquerdo várias vezes durante o dia. Quando me sinto cansada, perdida, sem vontade. Ou quando estou satisfeita, alegre, orgulhosa. Olho para meu mural de imagens e palavras quando preciso me motivar, juntar forças, sorrir e também quando quero descansar e simplesmente me conectar com a alegria que esse objeto (que é mil objetos) transmite.

Uma vida (que é mil vidas) me sorri de volta da parede e tudo parece mais fácil.

Obrigada por ler ❤ Se gostou, deixe alguns aplausos 👏

Outras histórias e meus livros em: regianefolter.com 💛

--

--

Regiane Folter
Regiane Folter

Written by Regiane Folter

Escritora brasileira vivendo no Uruguai 🌎 Escrevendo em português e espanhol 🖋️ Compre meus livros: https://www.regianefolter.com/livros