Expectativas que a leitura gera

Coisas que leio e que mexem comigo

Regiane Folter
2 min readApr 21, 2023

--

Photo by Laura Kapfer on Unsplash

Uma vez li essa frase num livro de um autor que admiro muito:

“No momento em que paramos pra pensar se gostamos de alguém, já deixamos de gostar dessa pessoa para sempre”

Li essa frase incrivelmente bem escrita e no mesmo momento percebi que estava sendo amaldiçoada! Porque é claro que eu iria me lembrar dessas palavras para sempre e em todas as minhas relações, em algum momento, essa frase apareceria pra me fazer questionar tudo. Dito e feito!

Acontece que eu nunca soube ao certo se essa frase surgia porque realmente estava refletindo sobre o relacionamento em questão e precisava indagar como as coisas estavam indo, ou se simplesmente meu lado leitora-serial queria provar pra mim mesma que minha vida também poderia ser tão magnífica quanto um bom livro com todas as suas frases de efeito perfeitas.

Ler é uma das atividades mais gratificantes para mim, mas também é o catalisador de muitos problemas. A importância que os livros têm na minha vida me quebrou, de certa forma, porque a partir do que li criei expectativas muito difíceis de alcançar.

Acreditei que precisava viver um grande amor de novela, poético e dramático, com muitas reviravoltas e beijos melosos. Decici que era necessário passar por uma grande transformação, que seria capaz de corregir todas as minhas imperfeições e ressurgir das cinzas como uma fênix vitoriosa. Desejei arduamente encontrar um universo paralelo de magia, com seres mitológicos e fantásticos, pra colocar um pouco mais de cor na minha existência tão comum. Aspirei por aventuras, profecias, mistérios e batalhas épicas que pudessem dar um significado mais icônico a um cotidiano bastante banal.

Claramente nada disso aconteceu, ou ao menos não com toda a pompa e circunstância que eu imaginava. Quis ser a mocinha sofrida que encontra a glória no final, mas ultimamente tô mais pra mocinha sofrida que não tem muita certeza se a glória um dia vai chegar 😅

Não sei se um dia minha vida será tão interessante quanto os livros que leio. Hoje posso dizer que nem sei se faz sentido sonhar com o inalcançável e me questiono se toda a fantasia e idas e voltas da ficção não seriam meio cansativos. Minha vida comum é tão mais simples e serena!

Por enquanto, continuo lendo e roubando pedacinhos das coisas que leio para adornar meu dia a dia, como essa outra frase do mesmo autor:

“Conserve seus sonhos, nunca se sabe quando eles vão fazer falta.”

Obrigada por ler ❤ Se gostou, deixe seus aplausos 👏

Outras histórias e meu livro em: regianefolter.com 💛

--

--

Regiane Folter

Escrevi "AmoreZ", "Mulheres que não eram somente vítimas", e outras histórias aqui 💜 Compre meus livros: https://www.regianefolter.com/livros