Mais leveza, mais brisa do mar

Quero mais leveza em minha vida

Regiane Folter
3 min readJan 6, 2020
Photo by Sean O. on Unsplash

Quero sentir o ar ao meu redor e deixar-me levar, levitar.

Quero sorrir mais, ver o copo meio cheio sempre.

Quero me preocupar menos, não sofrer por coisas que não existem.

Quero aferrar-me ao concreto, ao que sim tenho: amor, carinho, aceitação.

Uma vida confortável, uma vida cheia de possibilidades.

Às vezes sinto um peso dentro de mim, um peso que me faz esquecer tudo isso, que empurra minhas costas para baixo e me faz caminhar mais lentamente. Um peso que também é cansaço, um sono que não se cura com a noite, que acinzenta o espaço debaixo dos meus olhos e deixa minha cabeça anuviada. Um peso que me transforma, que me deixa arredia, assustadiça, mal-humorada. Um peso que termino convertendo em arma para usar contra aqueles ao meu redor.

A fonte desse peso são pensamentos, emoções, ideias. Medos. São coisas que crio em minha mente e se acumulam, dúvidas horrendas que só sei responder com o pior cenário possível.

Será que vou melhorar?

Será que vou aprender?

Será que vai doer?

Será que vou sofrer?

Queria encarar as coisas de outra maneira. Queria que, todas as vezes que uma dessas perguntas surgisse, eu pudesse respirar fundo para encher os pensamentos de ar e vida, e assim conseguir ser mais objetiva com as possíveis respostas. Sim e não. Tudo pode acontecer. Mas antes que aconteça, eu preciso estar aqui, agora. Viver no presente e não no “se”. Queria poder pensar nos meus dilemas com as costas retas, o queixo erguido, a postura segura por tudo que tenho, tudo que já aprendi. Quero sorrir. Ter coragem de sorrir, com medo mesmo. E decidir ver as coisas com outra perspectiva.

Uma perspectiva mais suave, mais positiva, mais ensolarada. Pensar no lado bom das coisas, porque tudo tem um lado bom. Enfocar minhas energias em acreditar que tudo vai acabar bem e, enquanto não chego lá, aproveito o que tenho ao alcance da mão.

Quero ser como a brisa de mar que tanto gosto e varrer esse peso, expulsá-lo de meus ombros, da minha respiração. Quero acreditar que meu corpo vai sanar, que vou crescer pra ser uma pessoa melhor, um pouquinho cada dia. Quero deixar o futuro no futuro e me dedicar ao presente com alegria, paz de espírito, consciente de que faço meu melhor, para mim e para os outros.

Escrevo isso e respiro fundo. As palavras me deixam mais próxima à mulher que quero ser. Fecho os olhos, levito alguns centímetros do chão e sinto cheiro de mar. Das coisas preciosas que tenho ao alcance da mão, a imaginação é uma das mais especiais. Só me falta a capacidade de transformar ideia em realidade com tão simplesmente acreditar.

Devagar e sempre, como ondas tranquilas num mar preguiçoso, sob um céu azul. Devagar, mas sempre.

Obrigada por ler ❤ Se gostou, deixe seus aplausos 👏

Outras histórias e meu livro em: regianefolter.com 💛

--

--

Regiane Folter

Escritora brasileira vivendo no Uruguai 🌎 Escrevendo em português e espanhol 🖋️ Compre meus livros: https://www.regianefolter.com/livros