Trajeto em bicicleta

O trajeto que ela faz em bicicleta passa pela orla da praia

Regiane Folter
2 min readJan 31, 2020

--

Photo by Alessandra Caretto on Unsplash

É o caminho mais longo, mas também é o mais bonito. E, para alguém desastrada como ela, é o caminho mais seguro.

Andar de bicicleta ao lado do mar pode ser fácil ou difícil. Tudo depende da direção do vento. Algumas vezes só há uma leve brisa com cheiro de sal e um lindo céu azul que faz ela se sentir em casa.

Algumas vezes o céu se transforma em algo cinzento, as ondas se chocam contra a areia com força e o vento começa a soprar com uma intensidade irritadiça. Nessas vezes, ela agarra o guidão com mais força e se prepara.

Se o vento está contra ela, vai empurrá-la. O ar rebelde vai jogar seu cabelo para atrás, congelar sua pele e até mesmo machucá-la soprando grãozinhos de areia em sua direção. Quando isso acontece, ela trinca os dentes e respira com mais dificuldade. Às vezes, com muito esforço, inspira, expira, inspira, expira, ela permanece sobre duas rodas. Às vezes ela se cansa e desce; é melhor ir caminhando ao lado da magrela. O caminho se torna mais longo.

Se o vento está a seu favor, vai empurrá-la também. Mas dessa vez, na direção correta. Suas pernas vão girar com mais facilidade e ela vai ganhar velocidade. O cabelo dessa vez será assoprado para frente, mas ela não se importará com o redemoinho de cachos, mesmo sabendo que seguramente tenha todos os fios da cabeça em pé. Não, ela não se preocupa porque gosta de se sentir conduzida pela força do vento enquanto seu caminho subitamente se encolhe.

Quando chega em casa, depois de um caminho ventoso, ela até pensa em não usar mais a bicicleta. O cansaço extra de pedalar contra o vento e o frio incorporado a seus ossos são poderosos incentivos para que, na próxima vez, ela simplesmente tome um ônibus. Mas logo ela se lembra dos dias em que o vento foi seu amigo e a ajudou, ao invés de atrapalhá-la. E dá de ombros, sabendo que vai usar a bicicleta uma vez mais. Porque afinal de contas, a vida é assim: uns dias de vento, uns dias de sol, altos e baixos, mas com altos tão deliciosos que fazem todos os baixos valerem a pena.

--

--

Regiane Folter

Escrevi "AmoreZ", "Mulheres que não eram somente vítimas", e outras histórias aqui 💜 Compre meus livros: https://www.regianefolter.com/livros