Descanso

Tão necessário quanto o movimento que eletrifica

Regiane Folter
3 min readMay 13, 2022
Photo by Aleksandar Cvetanovic on Unsplash

Descanso quando não faço nada de útil. Ou melhor, útil é, né. Serve pra tirar esse peso dos ombros, esse desgaste dos ossos. Então reformulo: descanso quando faço algo que não requer pressa. Quando assisto minhas séries, leio um bom livro, jogo os Sims, coisas assim.

Descanso quando tiro aquele cochilo de domingo depois do almoço. Ou em qualquer noite quando consigo dormir pelo menos as 6 santas horas completinhas, sem ficar dando voltas na cama, sem ser abduzida pela telinha brilhante do celular, sem acordar por causa dos pesadelos. Quase nunca me lembro do que sonhei, mas sempre fica o estresse da sensação de desespero.

Descanso quando falo sobre tudo e nada com alguém especial. Com algumas pessoas posso ter altas conversas sobre qualquer coisa, desde a última receita de bolo de caneca que provei até o significado do universo, e sempre sinto o mesmo entusiasmo. Descanso com os nossos papos e a energia que trocamos.

Descanso quando não me cobro o impossível, quando abro mão de completar a checklist, quando encontro satisfação em somente ser. Descanso na gargalhada que escolho dar quando encaro meus medos e erros. Às vezes uma lágrima escorre enquanto dou risada, mas tudo bem. Pra isso está o melhor emoji já inventado.

Descanso quando sinto o ventinho do mar e respiro fundo. Ar gelado preenche o pulmão e revigora corpo e alma. Descanso sentada na areia quentinha de um dia de sol, ou quando caminho por ela, fones de ouvido bem encaixados e determinação em cada pernada.

Descanso quando escrevo sobre o que me aperta o peito. Deixo as emoções aflorarem com as palavras que vou adicionando, apagando, editando. Escrevo e me filtro, me abandono num texto e assim encontro o alívio necessário para colocar a mente e o core em ordem. Porque escrevo melhor do que falo, então desde cedo aprendi a usar essa ferramenta pra extravasar o que está entalado.

Enfim, tenho várias opções quando o assunto é descansar.

Porém, como sempre fui intensidade, às vezes não é tão simples. Então preciso me esforçar pra descansar, pra lembrar de que a vida não é só colocar um pé atrás do outro, não é uma corrida sem linha de chegada. Por isso, anoto na agenda, coloco lembretes no celular e faço brainstormings como esse, pra recordar do que me faz bem, do que me traz serenidade e que é tão necessário quanto o movimento que eletrifica. Tudo tem o seu preço: se me deixo levar por um fazer sem freios, as coisas terminam mal. A exaustão me transforma em alguém que não sou, cansada, impaciente, ácida, egoísta. Quero não.

Vou mais é descansar, relaxar, pedir uma massagem, comer algo gostoso, ver um filme, dormir no meio. Deixar ir. Deixar fluir a paz de espírito, deixar a bateria recarregar.

Amanhã, posso voltar pra correria. Hoje, vou só descansar.

Obrigada por ler ❤ Se gostou, deixe seus aplausos 👏

Mais histórias em: regianefolter.com 💛

--

--

Regiane Folter

Escrevi "AmoreZ", "Mulheres que não eram somente vítimas", e outras histórias aqui 💜 Compre meus livros: https://www.regianefolter.com/livros