Season finale!

Dia 5 do experimento escrevendo à mão

Regiane Folter
2 min readSep 18, 2021

--

Esse é o final de uma jornada. Se ainda não leu os textos anteriores, comece por aqui:

Último dia do experimento escrevendo mais à mão! Que rufem os tambores! Foi interessante. Não cheguei a ir a nenhum café charmoso pra escrever enquanto tomo um bom latte, muito chique, amo! Não deu, mas, mesmo assim, curti a experiência. Me senti conectada com o que ia escrevendo de outra forma, como se estivesse mais próxima das palavras do que quando escrevo pelo computador. O ato de mover a caneta, a textura do papel, o cheiro da tinta. Muitos sentidos estimulados! Não planejo abandonar o Evernote com seus cadernos digitais de espaço infinito, nem meu laptop e seu teclado tão cômodo. Não mesmo. Mas quero sim escrever mais à mão, quero que de um experimento esporádico se torne um costume frequente. Um lembrete, um afago, uma ferramenta que me ajuda a me sentir escrevendo mais do que qualquer outra.

Além dessa conclusão, o experimento também me fez pensar em como é gostoso sair do molde de vez em quando. Toda novidade vira rotina com o passar dos dias e, quando estamos no piloto automático por muito tempo, é bom fazer uma pausa e procurar um novo caminho. Gosto muito de rotinas, não me entenda mal. Gosto da constância, da repetição que ensina e que agrega. Gosto de ir colocando um tijolinho em cima do outro, de me dedicar a algo com resiliência e foco, de ver uma ideia germinar e crescer. Tijolinhos todos juntos que viram um edifício belo e sólido.

Mas também sei que rotina demais cansa, a repetição desgasta, a paixão se esfumaça e começo a fazer por fazer, sem propósito nem prazer. Então é altamente recomendável dar uma chacoalhada nas coisas de vez em quando e se deixar inspirar por novas formas de fazer, pensar, ser.

Amanhã começo outro experimento, outra rodada de ações que fogem do meu dia a dia e me colocam em uma posição diferente ao que estou acostumada. Pode dar certo, pode não dar. Só sei que vou deixar a curiosidade me levar e (re)descobrir porque faço o que faço e também como quero fazer as coisas daqui pra frente.

Mais reflexões sobre a escrita:

Obrigada por ler ❤ Se gostou, deixe seus aplausos 👏

Meu livro AmoreZ 📒|Newsletter ✉️|Instagram 📷

--

--

Regiane Folter

Escrevi "AmoreZ", "Mulheres que não eram somente vítimas", e outras histórias aqui 💜 Compre meus livros: https://www.regianefolter.com/livros